EMDR é Hipnose?

EMDR é Hipnose?

É importante que o cliente saiba que o EMDR não é um tipo de hipnose e que a pessoa sempre pode interromper os movimentos em qualquer momento.

A Dra. Shapiro disse: “quando a informação é integrada de forma positiva e resolvida de forma adaptativa, sempre estará disponível para ser usada no futuro.

O EMDR não tira nada que o cliente precise e nem lhe dá amnésia.” (Parnell, 1997:72)

Um princípio básico da terapia de EMDR é que a saúde básica existe dentro de todos nós; o que o EMDR faz é tirar os bloqueios causados pelas imagens, crenças e sensações corporais negativas, e permitir que o estado normal (de saúde) da pessoa surja (Parnell, 1997:72) Numa comunicação pública, a Dra. Shapiro disse: “se o corpo humano tem a capacidade de se curar das feridas físicas com relativa rapidez, porque não a mente?” O EMDR é uma forma de ajudar a mente a recuperar-se.

O terapeuta que aplica o EMDR deve ser certificado através do EMDR Institute dos Estados Unidos.

Além do mais, o profissional clínico devidamente capacitado é alguém que sabe lidar com situações de catarse forte, já que muitas das lembranças que se trabalham tem a ver com situações de muita dor emocional e, às vezes, dor física.

As pessoas com condições delicadas (problemas de pressão alta, coração, história de alcoolismo /drogadição, tentativas de suicídio, gravidez etc.) devem informar ao clínico para que se possa tomar os devidos cuidados.

É possível que depois da sessão de EMDR o processamento continue. A pessoa deve anotar o que aconteceu, seus sentimentos, emoções, lembranças etc. em um caderno privado para que possa servir de metas de trabalho para a próxima sessão.

Se alguma coisa muito estranha lhe acontecer, ou se você tem dúvidas sobre o que está lhe acontecendo, contate seu terapeuta imediatamente.

Normalmente se pede que o cliente não volte ao trabalho nem dirija o seu carro depois da primeira sessão de EMDR até que se saiba como o cliente vai responder ao trabalho de processamento, já que diferentes pessoas reagem de formas diferentes.

Se você tiver qualquer dúvida, por favor, fale com seu terapeuta com toda a confiança.

Quantas sessões serão necessárias?

Depende do que será tratado.

Para um caso de trauma complexo ex. esquizofrenia, bipolaridade, depressão etc. não é possível precisar a quantidade de sessões.

Para um caso de trauma simples ex. luto, separações, divórcio, acidentes, assaltos, fobias etc. com o EMDR o tempo pode ser abreviado, sendo possível resolver algumas questões em uma única sessão.

A maioria dos casos pode-se ter um bom resultado com 8 até 10 sessões.

As sessões podem ser semanais ou quinzenal.

Pesquisas realizadas durante a pandemia do COVID pela associação de EMDR da qual eu participei, atendendo os profissionais de saúde que estavam trabalhando nos hospitais.

Essa pesquisa comprovou que o EMDR teve um ótimo resultado com 8 sessões.

Leave a Comment