RELACIONAMENTO AMOROSO

RELACIONAMENTO AMOROSO

RELACIONAMENTO AMOROSO SAUDÁVEL

Construir um bom relacionamento amoroso é tão importante como sair de um ruim.

O nosso relacionamento tem muito a ver com nosso primeiro amor que recebemos e doamos que foi com nossos pais sanguíneos ou adotivos. A escolha do nosso parceiro tem a ver com nossa luta quando criança em busca de atenção e afeto. Se a criança tem que se esforçar para obter atenção e quando adulto não tiver superado isso, ela provavelmente vai em busca de parceiros que a trate com desdém onde ela se esforçaria para obter esse amor. O modo como tentamos gratificar nossas necessidades de ligação é através da formação de um relacionamento amoroso romântico. Não há nada de errado ou patológico nesse empenho muito humano. Na verdade, quando o relacionamento é interessado, compatível e mútuo, muito das nossas necessidades infantis que conhecemos de maneira inadequada podem manter-se a salvo. Se torna patológico quando essa ligação se torna poderosa a ponto de anular o nosso julgamento a respeito do que é melhor para nós.

RELACIONAMENTO AMOROSO

A sensação de estar apaixonado não significa que você está num relacionamento amoroso. O relacionamento amoroso exige duas pessoas, reciprocidade de sentimentos de interesse e um compromisso da parte de ambos, que ambas as partes sejam acessíveis uma à outra. Isto significa que nenhum dos parceiros deve ser casado ou comprometido com outra pessoa. Nenhum dos dois deve estar envolvido com trabalho a ponto de não ter tempo para a relação ou ser dependente de drogas. A sensação de estar apaixonado exige apenas uma pessoa, e você pode estar ligado a uma pessoa com quem não pode ou não fará nenhuma promessa, pode resultar em certa inacessibilidade.

RELACIONAMENTO AMOROSO ADEQUADO

Aqueles que tem um bom relacionamento amoroso sentem a alegria e o conforto de terem um parceiro em quem podem confiar e que estará ao seu lado em todas as situações. As pessoas que fazem parte de um relacionamento amoroso geralmente têm muitas metas, pontos de vista e interesses em comum, e essas semelhanças favorecem a intimidade e a alegria de estarem um com o outro. Um relacionamento amoroso pode ajudar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, com o parceiro e com a vida. Relacionamentos adequados crescem calmamente, tem-se respeito e apoio um ao outro.

RELACIONAMENTO AMOROSO INADEQUADO

Perceber que um relacionamento não é bom, não é fácil. Porque ele parece ser bom e a medida que os anos vão passando você se torna codependente dessa relação doentia e não consegue sair dela. A relação é inadequada quando um parceiro precisa esforçar-se muito para ser amado, quando gera sofrimento, e leva as pessoas se sentirem péssimas consigo mesmas, com os outros e com a vida.

QUANDO É NECESSÁRIO PSICOTERAPIA NO RELACIONAMENTO AMOROSO?

1) Quando você está confuso se deve aceitar o relacionamento tal como ele é;

2) Quando você precisa fazer esforços adicionais para melhorá-lo ou terminá-lo.

3) Quando você sabe que deveria terminá-lo, porém continua dolorosamente ligado;

4) Quando você suspeita que a insegurança, o medo de ficar sozinho, a culpa, está    prejudicando sua decisão de ir embora;

5) Quando você reconhece ter um padrão de entrar e permanecer nos relacionamentos ruis;

6) Quando você termina uma relação e acha que nunca mais vai amar.

Leave a Comment